sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

QUÍMICA SINTÉTICA – INTRODUÇÃO

A química sintética é o ramo da química que trata de produtos que são produzidos através de uma síntese, que pode ser tanto orgânica como inorgânica.
Historicamente, a síntese orgânica, teve a sua origem na preparação em laboratório de uma substância natural contendo apenas um átomo de carbono, a ureia, sintetizada por Wöhler em 1828. Antes dessa síntese ser realizada por Wöhler, acreditava-se que somente organismos vivos seriam capazes de produzir a ureia.
Vale ressaltar que a primeira síntese realizada, foi a síntese da água, onde em 1782 Henry Cavendish que foi o responsável por isolar o hidrogênio, reagiu o mesmo com o oxigênio para formar água, assim sintetizando-a a partir desses dois gases.
A síntese de Cavendish foi a primeira forma de síntese de que se tem relato, contudo a primeira síntese que se tem informações mais precisas é a de Wöhler.
A partir da descoberta de Wöhler, foi possível o desenvolvimento de novas técnicas para a realização de sínteses com uma maior complexidade molecular estrutural, tal como o taxol que foi sintetizado por Holton e Nicolaou em 1994, é em consequência do desenvolvimento de novas técnicas de laboratório, novas metodologias de síntese, mais seletivas e robustas e, também, em grande medida, pelo amadurecimento da "filosofia" adotada para a execução de um empreendimento sintético, como por exemplo, o planejamento estratégico a ser seguido.
Para que seja possível realizar-se a síntese de um dada substancia (molécula) com alta complexidade estrutural, faz-se necessário a utilização de métodos que promovam as transformações desejadas de forma controlada. Nesse âmbito, surgem as ferramentas catalíticas que tem a função de melhorar a forma de realização de sínteses, obtendo assim os produtos com maior rapidez e eficiência.
Outra síntese que tem tamanha importância histórica é a síntese da amônia que foi realizada por Fritz Haber em 1909, onde Haber e seu assistente Rossignol apresentaram uma rota laboratorial viável para a síntese da amônia partir de nitrogênio e hidrogênio nas formas gasosas.
Em 1918 Habel foi premiado com o prêmio Nobel de Química pela sua síntese da amônia, a partir de seus constituintes.
Por fim vale ressaltar a importância da síntese e da química sintética como um todo, visto que boa parte de tudo que consumimos parte de sínteses laboratoriais, desde roupas e calçados, até remédios e alimentos. Sendo assim podemos concluir que a química sintética nos rodeia e se faz importante em nosso cotidiano.


O texto escrito acima possui as seguintes referências:
  • Correia, Carlos Roque Duarte; Oliveira, Caio C.  A evolução da química orgânica sintética. Ciência e Cultura. São Paulo. vol 63. Jan. 2011
  • UFCG. Henry Cavendish. Disponível em: <http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/HenryCav.html> acesso em 20 de Dez de 2016.
  • Araújo, Mariana Corrêa; Baldinato, José Otavio. A síntese de amônia: uma proposta de estudo histórico para a formação de professores de química vinculada ao Prêmio Nobel de Fritz Haber. História da Ciência e Ensino. vol 11. Maio 2015 p. 96


 Para uma melhor compreensão do conteúdo sobre química sintética pode relacionar-se alguns links para pesquisas sobre o assunto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário